Mensagens do blog por Luciana Fernandes Menezes
Instruções pedagógicas do Curso Intensivo de comparação franco-brasileira “Longevidade das Constituições”
O curso é composto por sete horas presenciais e mais três horas de atividade em Fórum de discussão EaD. Aos interessados não residentes em Brasília, é permitida a participação telepresencial. O Curso é dirigido a magistrados federais e de outros ramos da Justiça, mas também será aberto a docentes e discentes das Universidades. As vagas são limitadas. Todos os inscritos serão considerados cursistas para os fins pedagógicos e só receberão o certificado mediante a participação em todas as atividades previstas. Espera-se uma participação ativa dos cursistas, seja por meio de perguntas aos expositores, realização de leituras quando sugeridas, participação interativa na tarefa mesa redonda e elaboração de respostas ao Fórum EaD.
Quanto ao EaD, a atividade requer que os cursistas respondam a duas das seguintes perguntas. Espera-se que as escolhas dos cursistas se distribuam simetricamente, garantindo que nenhuma das perguntas fique sem um número suficiente de respostas. Cada resposta deve ter cerca de 5.431 caracteres (aproximadamente 2 a 2,5 páginas no Word). Essa contribuição é imprescindível para a obtenção do certificado e pode ser incluída nas memórias do evento:
Em que medida as reformas e mutações dialogam com movimentos constitucionais internacionais ou representam resiliência?
Considerando o papel do Conselho Constitucional francês desde 1958, como equilibrar a primazia da legislação francesa com um controle constitucional eficaz?
Como a flexibilidade dos textos constitucionais afeta a adaptação a mudanças sociais e políticas contemporâneas?
Em uma sociedade digital influenciada pelo populismo, como equilibrar liberdade, privacidade e democracia nas constituições modernas?